quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pra unir o PT e governar o Rio Grande

O PED deste ano tem tarefas especiais. A primeira delas é, nos 30 anos do nosso partido, eleger uma nova direção capaz de reconduzi-lo à presidência da República – desta vez, sem Lula na disputa. Vamos militar para eleger a companheira Dilma, aprofundar as mudanças encaminhadas em quase 8 anos de Governo Lula e avançar na democratização do país, na distribuição de renda, no combate às desigualdades, na consolidação da soberania nacional e da integração latino-americana, na perspectiva da revolução democrática.

No Rio Grande do Sul, que já tivemos a chance de governar uma vez, a conjuntura é de crise profunda. O programa neoliberal e antipopular vem sendo aplicado à risca no nosso estado. A política de privatizações, de terceirizações, de desmonte do serviço público, a criminalização dos movimentos sociais e o Estado como instrumento de manutenção do poder das elites são os fundamentos do “novo jeito de governar” apresentado pelo PSDB e seus aliados.
Pra completar, a crise política aberta no estado não tem precedentes. As ações do Ministério Público Federal (MPF) apontam que aqui foi montado um poderoso esquema de corrupção, que assaltou os cofres públicos para benefício privado de integrantes do governo estadual – incluindo a governadora. O PT tem sido um dos protagonistas desse enfrentamento, em manifestações políticas de seus dirigentes e parlamentares, na ação da bancada e na mobilização dos movimentos sociais.

Mas é preciso mais. Em 2010, é preciso derrotar o governo tucano e seus aliados, como o PMDB, que tem dado integral apoio ao governo Yeda. É preciso construir uma frente de partidos comprometidos com a ética, com a transparência, com a democracia, com os setores populares e com a classe trabalhadora para fortalecer a pré-candidatura do companheiro Tarso Genro ao governo do estado, capaz de indicar um programa de transformação para o Rio Grande do Sul. É preciso reforçar a nossa identidade política e programática e mostrar que ela é mais atual do que nunca para responder às demandas dos gaúchos e gaúchas, após dois governos marcados pelo descaso e pelo desprezo à participação popular.

Para isso, precisamos de um partido forte, unido e com muita capacidade de mobilizar os toda a sociedade gaúcha em torno das nossas idéias. E é para cumprir essas tarefas especiais que apresentamos a candidatura de Raul Pont para presidente estadual do Partido dos Trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário